Laís Ribeiro

  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco
  • White Facebook Icon

Sim, a versão do Silhouette Studio influencia a qualidade do corte!

Atualizado: 24 de Set de 2019

Eu sou a louca das atualizações do Silhouette Studio, principalmente porque sei que geralmente tem um bug aqui, outro ali e eu, como administradora de um grupo sobre Silhouette (Silhouette com Laís Ribeiro), me sinto no dever se testar o quanto antes para avisar para os membros se está tudo ok ou não.


Eu faço parte do programa Beta Tester e, por isso, testo todas as versões (Beta ou oficial) que a Silhouette America lança, tanto as que são liberadas no site, quanto outras que são enviadas somente por e-mail.


Fazendo esse post, fui olhar minha pasta de arquivos .exe de versões do Studio. Hoje tenho 73 versões. UAU! rsrs


Dentre tantas versões que eu já testei, tenho apenas duas recomendações:

1- Silhouette Studio v4.1.206 - pra mim essa é a melhor versão até hoje, a mais estável, mas apesar de tudo, ela tem um problema: mesmo para quem tem Studio Business, ela não abre arquivos SVG personalizados no Corel. Então...

2- Silhouette Studio v4.0.623 - pra quem personaliza no Corel e exporta em SVG para o Studio, essa é uma versão boa, apesar de não ter algumas funções interessantes que foram lançadas no v4.1.


A Silhouette America libera versões Beta, ou seja, versões de teste, para que nós, usuários, possamos testar, identificar problemas para reportar ao desenvolvedor e sugerir melhorias.


Com o lançamento oficial da Silhouette Cameo 4, surgiu a versão v4.3.240, que veio para tornar o Studio compatível com a nova máquina. Em menos de 10 dias, já tiveram pelo menos outras 3 versões corrigindo erros: a v4.3.247, v4.3.250 e v4.3.254.


Algumas coisas que identifiquei durante o uso:


  • Parece que a máquina não está fazendo força compatível com a que coloco na configuração de corte.


  • No Studio, a configuração de passos/passadas não está respondendo. Independentemente do número que eu colocar, só está fazendo uma passada.


  • Arquivos salvos nas versões Beta a partir da v4.3.250, não estão abrindo em versões anteriores estáveis (v3, v4.1 e v4.2). Aparece a seguinte mensagem:


  • Arquivos salvos nas versões Beta a partir da v4.3.240, não estão abrindo nas próprias versões Beta v4.3 anteriores. Aparece a seguinte mensagem:


  • Por último, mas na minha opinião o pior problema: o corte!


Eu sei que os testes a seguir parecem que tinha umidade no papel, lâmina quebrada, base sem cola ou várias outras coisas, mas não é. Eu fiz questão de primeiro cortar utilizando as versões Beta e em seguida fazer o downgrade para testar o mesmo arquivo no mesmo papel, utilizando a mesma lâmina, mesma base e mesma configuração de corte.


Teste do dia 10/09/2019

O primeiro recorte foi utilizando a versão v4.1.206.

O segundo recorte foi utilizando a versão v4.3.240.

Note que além do corte não se encontrar, ele arredondou as quinas.


Teste do dia 21/09/2019

Corte de cima usando a versão v4.1.206. Corte debaixo utilizando a versão v4.3.254.

O carrinho ficou travando enquanto fazia o tracejado.


A dica de hoje é: NÃO INSTALEM versões Beta do Silhouette Studio se você não está disposto(a) a encontrar problemas, reportar ao desenvolvedor e muito menos ter uma certa perda de material. Ah! E principalmente se você estiver no meio de uma produção de encomenda.


Eu vou continuar testando tudo, como faço desde 2014.

Infelizmente, é inviável escrever um novo post aqui no blog para falar de cada uma das atualizações. Porém, sempre que faço teste de nova versão, principalmente quando estou ansiosa para uma correção de bug específico, e posto lá no grupo Silhouette com Laís Ribeiro, no Facebook e às vezes no @gruposilcomlais, no Instagram, contando se o problema foi corrigido ou não.

Sigam lá para ficar por dentro.


Editando - 23/09/2019 - Hoje a Silhouette America liberou a versão v4.3.254 como versão atual. Eu testei e continua ruim como estava enquanto Beta. Não recomendo a instalação para quem não tem uma Cameo 4. Mantenham a versão que vocês estão usando sem problemas ou instale a v4.1.206, que considero a mais estável.


Me conta nos comentários se você passou por algum desses problemas ou algum outro diferente.


Um beijo e até logo!



2,513 visualizações5 comentários